Governo solicita apoio da comunidade internacional

Angola tem mais de 35 mil refugiados

Angola tem mais de 35 mil refugiados
D.R.
Cerca de 83 mil estrangeiros requerem asilo e protecção.

Angola tem registados 35.644 refugiados, 22.428 dos quais se encontram na Lunda-Norte e que necessitam de apoio internacional urgente, afirmou, na terça-feira, em Genebra (Suíça), o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Téte António.

O governante, citado numa nota do Ministério das Relações Exteriores, fez essas declarações durante a 69.ª sessão do Comité Executivo do Programa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que decorre na Suíça.

Nesse quadro, segundo Téte António, o país presta assistência a cerca de 82.833 cidadãos estrangeiros requerentes de asilo e de protecção.

Apesar da situação financeira que o país atravessa, o secretário de Estado para as Relações Exteriores disse que o Governo continua a salvaguardar o assentamento e protecção dos refugiados, dando-lhes o direito à terra para a actividade agrícola, criação de postos de saúde, prestação e assistência alimentar e acesso à educação e ao ensino.

O responsável aproveitou o momento para sensibilizar a comunidade internacional no sentido de mobilizar recursos necessários para assistência e apoio a esses refugiados que dependem do apoio de países doadores e pessoas de boa vontade.

Para Téte António, a implementação do Pacto Global para os Refugiados reforça a protecção de milhões de pessoas facilitará a ajuda aos países de renda baixa e média, sujeitos ao risco de conflitos.

Téte António encontra-se desde segunda-feira em Genebra (Suíça) à frente de uma delegação multi-sectorial, em que se destacam os ministérios do Interior, da Família e Protecção da Mulher, bem como diplomatas da Missão Permanente de Angola nesse país europeu.

A 69.ª sessão do Comité Executivo do Programa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados decorre de 1 a 5 de Outubro.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS