Eleição prevista para 1 a 3 de Abril

Concorrentes da LIMA formalizam candidatura

Helena Bonguela Abel e Manuela dos Prazeres Kazoto são duas das três candidatas previstas que já apresentaram as candidaturas para a presidência da Liga da Mulher Angolana (Lima), organização feminina da Unita, cuja eleição será durante o IV Congresso, de 1 a 3 de Abril em Viana, em Luanda.

Concorrentes da LIMA formalizam candidatura
D.R.

 

Domingas Njungulo, outra concorrente, deverá apresentar a candidatura em data anunciar pela comissão de mandato.

A presidente cessante da organização, Helena Bonguela (e candidata à própria sucessão), disse que o objectivo da sua candidatura neste segundo mandato é colocar as mulheres nos lugares de decisão, bem como apostar nas jovens para ocuparem posições de destaque a nível do partido.

Na formalização da documentação, Manuela dos Prazeres (jornalista de profissão) disse que o seu propósito na liderança da Lima se baseará na comunicação e interacção, assim como liderar a segurança social da mulher zungueira.

De acordo com a candidata, “as mulheres devem ser incentivadas com formação técnica e profissional para sair do analfabetismo”, acrescentando que se trata de “um desafio encarado de cabeça erguida e com toda a força anímica”, que envolverá o engajamento de todas as mulheres que compõem a organização feminina do maior partido na oposição em Angola.

O congresso, na qualidade do órgão máximo da Lima, vai analisar e fazer o balanço das actividades e dos programas traçados, bem como analisar a situação política, económica, social e cultural vigente em Angola, com maior incidência sobre os problemas da mulher, o desenvolvimento, o crescimento da Lima, alterar e actualizar o estatuto e definir a estratégia.

A Lima foi fundada a 18 de Junho de 1972 nas margens do rio Kutaho (Mussivi), no Moxico.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS