A partir dos próximos dias

Zaire anuncia campanha massiva de rastreio da covid-19

As autoridades sanitárias do Zaire anunciaram, quarta-feira, a realização, nos próximos dias, de campanhas massivas de rastreio da covid-19 nos municípios do Soyo e Mbanza Kongo para se aferir o grau de contágio desta pandemia no seio das comunidades locais.

Zaire anuncia campanha massiva de rastreio da covid-19
D.R

O Zaire já conta com 65 casos positivos, todos assintomáticos, sendo 64 no Soyo e um em Mbanza Kongo.

Para além da Base de Apoio às Actividades Petrolíferas Kwanda, os restantes casos positivos desta pandemia, ao nível do Soyo, foram registados na urbanização Kinganga Mavala, que dista a 15 quilómetros da vila.

Já o único caso positivo registado em Mbanza Kongo, a 16 de Agosto, localiza-se no bairro 4 de Fevereiro, periferia da cidade.

A informação foi avançada à imprensa pelo director do Gabinete Provincial da Saúde no Zaire, João Miguel Paulo, à saída de um encontro da Comissão Provincial Multissectorial da covid-19 realizado na cidade do Soyo, sob orientação do governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia.

Fez saber que, actualmente, 690 amostras de contactos directos dos casos positivos do Soyo e Mbanza Kongo estão em processamento, em laboratórios de biologia molecular, em Luanda.

Os doentes do sector petrolífero estão a ser tratados na Base do Kwanda, ao passo que os casos registados na comunidade recebem assistência em locais devidamente controlados pelas autoridades.

Outros artigos do autor