MORTES POR COVID-19 SUPERARAM AS POR MALÁRIA

Governo vai apertar medidas para conter infecções

O Governo poderá retomar algumas medidas para conter o número de casos de infecção por covid-19 que, nas últimas semanas, vem aumentando e já chegou mesmo a superar o número de mortos por malária, no período.

Governo vai apertar medidas para conter infecções
D.R

A medida foi anunciada pelo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, que afirmou que o Governo está “preocupado” com o aumento de mortes por covid-19.

Segundo Francisco Pereira Furtado, as medidas terão de ser retomadas do ponto de vista do melhoramento, que poderão passar por “reduzir a capacidade das salas de aula e de algumas unidades sanitárias em Luanda, como são os casos dos municípios de Belas e de Talatona, com vista a alterar o quadro que se verificou nestas duas [últimas] semanas”.

O também o coordenador da Comissão Multissectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 justifica a decisão com uma ronda feita, na semana passada, pelas escolas de Luanda pelo Ministério da Saúde, durante a qual se verificou que das 211 pessoas testadas, 24 tiveram resultado positivo.

Para já, segundo Furtado, Benguela é uma das províncias em que a situação está “bastante alarmante”.

Até domingo, o país contabilizou 55.121 casos positivos, 1.501 óbitos, 47.273 recuperações e 6.347 activos, dos quais 43 críticos, 49 graves, 171 moderados, 86 leves e 5.998 assintomáticos, estando internados 349 doentes, em quarentena institucional 126 pessoas e sob vigilância epidemiológica 3.132 contactos.

Na última semana, houve o registo, num único dia, de 26 mortes, o número mais alto desde o início da pandemia no país, em Março do ano passado, bem como os casos positivos, tendo registado no sábado 515 novas infecções.

Balanço recente da agência France-Presse dá conta que, em todo o mundo, a covid-19 provocou pelo menos 4.740.525 mortes, entre 231,48 milhões de infecções pelo novo coronavírus.