China

Xi Jinping garante que vírus está "praticamente contido"

O presidente da China, Xi Jinping, deu hoje o surto do Covid-19 no país como "praticamente contido", durante uma visita surpresa a Wuhan, cidade chinesa de onde a doença é originária e sob quarentena desde Janeiro.

Xi Jinping garante que vírus está "praticamente contido"
D.R
Xi Jinping, presidente da China

Os primeiros resultados apontam para uma estabilização da situação e a reversão da tendência em Wuhan e Hubei [província chinesa da qual Wuhan é capital]", disse hoje Xi, citado pela imprensa oficial.

Várias cidades em Hubei estão desde Janeiro passado em quarentena, com entradas e saídas bloqueadas, numa medida que afecta quase 60 milhões de pessoas.

A chegada de Xi Jinping ocorre após o anúncio do ministério chinês da Saúde, de que o número de novos casos caiu para 19, o valor mais baixo desde que a contagem diária começou a ser feita a nível nacional.

A queda, desde os milhares de novos casos reportados diariamente em Fevereiro, significa que as drásticas medidas de controlo produziram resultados.

Com uma máscara cirúrgica no rosto, Xi chegou esta manhã a Wuhan, onde reuniu com moradores de um bairro local que permanecem em quarentena nas suas casas e visitou o Hospital Huoshenshan para "inspecionar o trabalho de prevenção e controlo da epidemia", segundo a agência noticiosa oficial Xinhua.

O presidente chinês também visitou os pacientes que estão a ser tratados naquele hospital e enviou saudações aos trabalhadores médicos, incentivando-os a "reafirmar a confiança" na derrota do surto, detalhou a agência.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS