Campanha vai até domingo, 15

Vacinação contra pólio começa esta sexta-feira

Arranca hoje, sexta-feira (13), em 10 províncias, a segunda ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite.

Vacinação contra pólio começa esta sexta-feira
D.R.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e pode provocar paralisia das pernas e dos braços.

 

Com término previsto para o dia 15, domingo, a campanha vai imunizar crianças do zero aos cinco anos em Luanda, Bengo, Bié, Kwanza-Sul, Huambo, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje e Moxico. 

Nesta fase, por exemplo, Luanda espera vacinar um milhão e 600 mil crianças, tendo já mobilizado 22 mil técnicos, com o apoio das Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia Nacional (PN) e Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.  

Já no Bengo, as autoridades sanitárias prevêem imunizar 86.281 crianças, contando, para o efeito, com  101.850 doses de vacinas.

Estão mobilizadas  291 equipas móveis e fixais, compostas por três elementos cada, envolvendo mais de 900 brigadistas, entre vacinadores, supervisores, mobilizadores, registadores e coordenadores, efectivos das FAA e da PN.

Segundo a directora do Programa Alargado de Vacinação, Alda de Sousa, a meta é voltar a erradicar a poliomielite em Angola.

A presente camanha acontece em virtude do registo, em Outurbro, de 44 casos em Benguela, Bié, Kwanza-Sul, Huambo, Luanda, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malanje e Moxico.

Angola não registava casos de poliomielite desde Dezembro de 2015.

Dados provisórios indicam que, durante a última campanha realizada de 15 a 17 de Novembro, em Luanda, Bengo, Benguela, Huambo e Kwanza-Norte, foram imunizadas mais de dois milhões de menores de cinco anos.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por um vírus que ataca o sistema nervoso e pode provocar paralisia das pernas e dos braços.

A doença é transmitida quando o vírus da pólio, que se encontra nas fezes de uma pessoa doente, entra na boca de uma criança por meio da água, alimentos ou das mãos sujas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS