Medida vai ser implementada em 2020

Unicef disponibiliza 250 mil USD para fórum de água

O Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) disponibilizou 250 mil dólares para o Fórum Nacional de Água e Saneamento (Fonas), que começa a ser implementado a partir do próximo ano em Angola.

Unicef disponibiliza 250 mil USD para fórum de água
D.R

A informação foi avançada hoje, 18, à Angop, à margem do lançamento do fórum, pelo representante do Unicef, Abubacar Syltan, tendo sublinhado que para o arranque da fase inicial o fórum deverá beneficiar de valores provenientes do Orçamento Geral do Estado.

Frisou que o alcance dos objectivos para o sector de água e saneamento pode e deve beneficiar de uma articulação intersectorial, promovendo sinergias e trocas que trarão maior eficiência e eficácia na prossecução dos objectivos preconizados pelo país, para que se ultrapassem os desafios, ainda enormes, que exigem uma acção concertada.

Por seu turno, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse que o fórum permitirá a criação de uma rede de entidades parceiras espalhadas por todo país.

João Baptista Borges garante que o fórum será o órgão central de preparação de experiências, directrizes e conceitos e que servirá de sede de troca de conhecimentos sobre o sector de águas e saneamento em Angola.

De acordo com o ministro, o fórum permitirá o aumento significativo do número de pessoas que poderão fornecer contribuições valiosas para o desenvolvimento, atraindo mais jovens e trazendo benefícios sociais e económicos para as diferentes áreas do país.

O Fórum Nacional de Águas e Saneamento (Fonas) é criado na perspectiva de que o Governo, financiadores/doadores e a sociedade promovam o desenvolvimento e a gestão sustentáveis e integradas do sector de águas e saneamento em Angola.

O fórum tem como objectivo facilitar a funcionalidade de uma rede de contactos e de ligações entre todas as partes interessadas e envolvidas no sector de águas e saneamento além de permitir a transferência e troca de experiências.

O Fonas deverá ser constituído por Decreto Presidencial, transversal a vários departamentos ministeriais ligados directamente ao sector da água e do saneamento.

Para o funcionamento corrente do Fórum Nacional de Águas e Saneamento (Fonas) deverão ser desembolsados 5 milhões de kwanzas, segundo o secretário de Estado das Águas, Lucrécio Costa.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS