Estados Unidos da América

Trump pede à ONU para responsabilizar a China pela expansão da pandemia

O presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela actuação na fase inicial da expansão da pandemia da covid-19.

Trump pede à ONU para responsabilizar a China pela expansão da pandemia
D.R.

 

Na sua intervenção durante o debate geral da 75.ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, Trump fez uma dura crítica da actuação da China perante a pandemia, acusando o país asiático, com quem está envolvido em várias frentes de conflito, de não ter alertado para os riscos reais da propagação do novo coronavírus e de ter "ocultado factos relevantes" sobre a crise sanitária.

O presidente norte-americano incitou ainda as Nações Unidas a sancionarem a China pela actuação durante a pandemia, antes de lançar vários outros ataques a Pequim, nomeadamente na área ambiental, acusando o governo chinês de ser o principal poluidor dos oceanos, depositando muitas toneladas de plástico nas águas.

Donald Trump aproveitou a intervenção para fazer um elogio ao papel dos Estados Unidos na “restauração da paz mundial”, lembrando a mediação nos acordos entre Israel e o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos.

“Estamos a criar um novo Médio Oriente”, disse Trump, alegando que os acordos israelo-árabes são igualmente positivos para a paz no planeta e que vai lutar para que surjam novos tratados.

“Somos líderes na defesa dos direitos humanos”, disse Trump, invocando os tratados com vários países da América central, na defesa dos interesses dos migrantes que cruzam fronteiras, fugindo de atrocidades de outros países.

Trump falou ainda da retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, como uma prova de que os Estados Unidos estão envolvidos em soluções de pacificação de conflitos, apesar do seu poderio militar.

“Somos a maior potência militar. Temos as mais poderosas e avançadas armas. Esperamos nunca ter de as usar”, disse Trump, invocando o enorme investimento que os EUA têm feito no desenvolvimento militar.

Trump disse ainda que os EUA foram responsáveis pela “eliminação a 100 por cento” do Estado Islâmico e pelo endurecimento no combate ao terrorismo em várias partes do mundo.

“A prosperidade dos Estados Unidos é a base da prosperidade do mundo”, concluiu o presidente norte-americano, prometendo continuar a lutar pela paz e pelo desenvolvimento, acrescentando que acredita que o próximo ano trará um “desenvolvimento sem precedentes”, passada a fase da pandemia.

“Vamos eliminar o vírus. Vamos vencer a pandemia”, disse Trump, acrescentando que os EUA estão na busca de uma vacina para a covid-19, que será aplicada em massa logo que esteja disponível.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS