Com uma empresa chinesa

Saúde negocia aquisição de laboratórios

As autoridades sanitárias estão a negociar com a empresa chinesa de biotecnologia BGI a aquisição de mais três laboratórios com maior capacidade de testagem da covid-19 e outras doenças no país, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Saúde negocia aquisição de laboratórios
D.R
Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde.

Em conferência de imprensa de actualização de dados da covid-19 no país, a ministra adiantou que as negociações já estão bem avançadas e o Governo sente-se orgulhoso por ter um cientista angolano na equipa de especialistas chineses encarregues de montar laboratórios com capacidade de processar cinco mil amostras/dia.

Referiu que, com a aquisição desses laboratórios, o país contará com equipamentos laboratoriais de alta capacidade para a testagem da covid-19 e outras doenças viroses.

Actualmente, o país conta com seis laboratórios de testagem da covid-19 instalados no Instituto Nacional de Investigação e Saúde (INIS), Hospital Central Militar, Hospital Esperança, Instituto Nacional de Luta contra a Sida, Clínica Girassol e Clínica Luanda Medical Center, todos concentrados na capital do país.

Os laboratórios têm a capacidade de processar mais 600 amostras/dia.

Desde a confirmação dos dois primeiros casos positivos da covid-19 em Angola (Março) até à presente data, os laboratórios já receberam 31.319 amostras, das quais 23.177 foram negativas, 386 positivas e 7.756 estão em processamento laboratorial.

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS