No Lucapa, Lunda-Norte

Sarampo causa nove mortes

Nove pessoas morreram vítimas de sarampo, surto que assola o município de Lucapa, Lunda-Norte, desde Maio deste ano, informou a Angop esta quarta-feira.

Sarampo causa nove mortes
D.R.

Segundo o director do complexo hospitalar do Lucapa, Fernando dos Passos, são registados cinco a sete novos casos/dia em crianças e adultos, desde que começou o surto.

Sem avançar o total de casos registados, alertou à população a não fazer tratamentos caseiros, sob pena de colocarem em risco a vida dos pacientes.

De acordo com o responsável, para contornar a situação, decorrem campanhas intensivas  de vacinação, bem como de sensibilização e aconselhamento sobre as medidas de prevenção da doença.

O Sarampo é uma doença, altamente, contagiosa, causada pelo vírus 'Measles morbillivirus', cujos sinais e sintomas iniciais incluem febres altas (acima de 40 graus), tosse, corrimento nasal e olhos inflamados.

A doença é transmitida por via aérea, através de secreções como saliva, espirros e tosse.

Afecta, principalmente, crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil, podem surgir quadros de pneumonia, convulsões e até morte.

Em Março, foram registados casos da doença na fronteira do Luau (Moxico) com a República Democrática do Congo (RDC). O surto, que se alastrou ao município do Lucapa (Lunda-Norte), foi, prontamente, controlado pelas autoridades sanitárias.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS