Por incompatibilidade de funções

Rescova deixa JMPLA

Os Estatutos da JMPLA indicam que o segundo secretário nacional da organização deve assumir o cargo até à reunião do Comité Nacional que deve ocorrer na próxima semana para eleger o substituto de Luther Rescova Joaquim. O congresso já está marcado para Outubro.

Rescova deixa JMPLA

Fundada em 1962, a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola (JMPLA) organiza o 8.⁰ congresso em Outubro, que vai eleger o substituto do actual primeiro secretário nacional.  Luther Rescova deixa o lugar por incompatibilidade de funções, com as de governador de Luanda e, por inerência, como primeiro secretário do MPLA.

O segundo secretário da organização juvenil do MPLA, pelos estatutos, substitui o primeiro secretário nacional.

Rescova deixa JMPLA

Em declarações ao NG, Francisco Boaventura Chitapa garante que as condições para a realização do 8.⁰ congresso já estão a ser preparadas, obedecendo a um cronograma que começa em Fevereiro, com a realização da reunião do Comité Nacional, seguido dos seminários metodológicos e as conferências comunais, distritais, municipais e provinciais.

Para já, o próprio Chitapa afasta a possibilidade de se candidatar, mas lembra que qualquer membro tem esse direito, desde que reúna as condições exigidas.

O primeiro secretário nacional interino da JMPLA encara “com satisfação” as mudanças no partido, sublinhando sobretudo o facto de a transição na liderança ter sido pacifica, mas mostra-se preocupado com a fraca oferta de vagas nas escolas do ensino secundário e nas universidades publicas, reiterando o compromisso de a JMPLA continuar a apresentar propostas ao Executivo.

“Apesar da crise económica, o Executivo tem tomado medidas que visam controlar os efeitos”, elogia Chitapa, destacando o combate à corrupção e outros males que enfermam a economia”.

 

Outros artigos do autor