AGRO-PECUÁRIA E PESCAS

Recenseamento arranca em Março

Recenseamento arranca em Março
DR
A fase piloto vai abranger cinco províncias

O Governo prevê lançar o censo piloto para o Recenseamento Agro-pecuário e Pescas (RAPP) em Março, depois de ter falhado as previsões que apontavam a realização em Novembro do ano passado.

Segundo informações obtidas pelo VALOR, o cronograma proposto prevê a realização do censo piloto entre Março e Abril (um mês) e, depois deste processo ,obter os resultados que vão corrigir eventuais falhas que darão lugar ao censo geral a realizar em todo o país.

A fase piloto vai abranger cinco províncias, que provavelmente serão Cabinda, Bengo, Huambo, Huíla e Lunda-Sul. Entre outras possibilidades, o censo vai permitir obter dados actualizados das pescas e agricultura, respondendo questões como número de unidades agro-pecuárias, disposição geográfica, tipo de propriedade, uso e aproveitamento da terra, posse e uso de meios de produção e tecnologia usada. O RAPP vai incidir também sobre outros aspectos como características sociodemográficas de cada região (identificadas nos agregados familiares) das explorações pecuárias, agrícolas, piscatórias, acesso aos insumos, recursos humanos, maquinaria, irrigação, posse e uso de terra, culturas anuais e permanentes, agentes pecuários e acesso aos serviços veterinários.

A realização do RAPP resulta de um financiamento do Banco Mundial de 42 milhões de dólares, encabeçado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS