Encontro amanhã junta especialistas

Proposta de lei das línguas de Angola em debate

O Ministério da Cultura, através do Instituto de Línguas Nacionais, realiza amanhã, 22, uma consulta pública sobre a Proposta de Lei das Línguas de Angola, na Biblioteca Nacional, em Luanda, a partir das 10 horas.

Proposta de lei das línguas de Angola em debate
DR
Edifício da Biblioteca Nacional, em Luanda

O debate tem como objectivo promover uma ampla reflexão relativa à proposta de lei sobre as línguas de Angola, visado estabelecer os princípios e regras relativos ao uso das línguas de Angola, nomeadamente as de origem africana, as nacionais e a portuguesa, a serem observadas pelo Estado angolano.

O evento prevê reunir historiadores, antropólogos, linguistas, escritores, académicos, associações e entidades do Ministério da Cultura permitindo um diálogo entre todos os intervenientes.

Após esta consulta pública, o director do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, afirmou ao NG, esperar alcançar um consenso sobre alguns aspectos que "não foram suficientes entendidos”, para posteriormente apresentar o documento à Assembleia Nacional.

Com mais de 20 anos, a proposta de Lei das Línguas Nacionais não foi aprovada até agora devido às “transformações políticas”. “Todas aquelas leis que não tinham sido alteradas até ao início deste processo voltaram à estaca zero”, explica o responsável.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS