Na última semana

Prodesi regista 186 novos pedidos de apoio ao crédito

O Comité de Crédito e Vendas, um serviço do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), registou 186 novos pedidos de apoio ao crédito, na última semana, perfazendo 5.276 desde 2019.

Prodesi regista 186 novos pedidos de apoio ao crédito
D.R
Mário Caetano João, secretário de Estado para a Economia

Os dados foram revelados nesta terça-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, sublinhando que, dos mais de cinco mil pedidos, cerca de 2.948 reuniram os requisitos e encontram-se activos na base de dados.

Ao falar no habitual encontro bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o governante sublinhou que dos activos, 1.308 estão na fase de constituição do ‘dóssier’ de crédito, representando cerca de 45% dos projectos activos e estão em negociação na banca mais de 250 projectos.

Segundo o secretário de Estado, do total de pedidos de financiamento feito na semana transacta 76 transitaram para a fase de negociação com intenção de produção de milho com 23 intenções, feijão nove, mandioca 24, tomate 10 e batata rena 10.

Adiantou que promotores estão distribuídos entre Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Luanda, Malanje, Moxico, Uíge e Zaire.

 Mário Caetano João fez saber que relativamente à linha de financiamento das cooperativas, depois do envio dos 91 ‘dóssiers’ de crédito, foram remetidos mais 30 processos de cooperativas, na semana transacta ao Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), perfazendo um total de 121 entregues até ao momento.

Para a presente semana, estão a ser instruídos mais processos de cooperativas para serem submetidos ao BDA, no quadro da iniciativa de apoio ao crédito das 306 cooperativas seleccionadas a nível nacional.

Quanto aos projectos aprovados e desembolsados durante a última semana, o número aprovado teve um incremento de 25, totalizando já mais de 344 em 2019 e 307 em 2020.

Por outro lado, disse que da carteira de projectos aprovados na semana transacta, nas instituições financeiras bancárias, nove foram já desembolsados.

Desde 2019 até à data, foi já desembolsado um total de 163,1 mil milhões de kwanzas ao sector produtivo, tendo proporcionado a geração de aproximadamente 32 mil postos de trabalho directos.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS