Na manhã de hoje

Primeiro-ministro da Finlândia demitiu-se

O primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne, demitiu-se esta terça-feira depois de um dos partidos que integram a coligação de governo, o Partido do Centro, lhe ter retirado a confiança.

Primeiro-ministro da Finlândia demitiu-se
D.R
Antti Rinne, ex-primeiro-ministro da Finlândia

À frente desde Junho de uma coligação de centro-esquerda constituída por cinco partidos, Rinne, do Partido Social-Democrata (SDP), apresentou ao final da manhã de hoje a demissão ao presidente finlandês, Sauli Niinistö.

O anúncio implica a renúncia formal do executivo, integrado pelo SDP, o Partido do Centro, os Verdes, a Aliança de Esquerda e o Partido Popular Sueco da Finlândia.

O SDP deve agora designar um candidato para lhe suceder e formar um novo governo, sujeito a votação no parlamento na próxima semana (Eduskunta). Sanna Marin, vice-presidente do partido e ministra dos Transportes, anunciou estar disponível.

Ouvida pela agência France-Presse, a politóloga Sini Korpinen, considerou que não é do interesse de nenhum dos partidos no governo desfazer a coligação, particularmente o Partido do Centro, “que não quer novas eleições legislativas porque corre o risco de ter um resultado pior”.

A crise partiu de um projecto dos Correios da Finlândia (Posti), empresa de capitais públicos, de passar cerca de 700 trabalhadores para um novo acordo colectivo, menos favorável, em nome da competitividade. A questão suscitou logo em Setembro fortes críticas à ministra com a tutela das participações do Estado, Sirpa Paatero, membro do partido de Antti Rinne.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS