Reino Unido

“Corrida” para substituir Boris Johnson ganha força com nove candidatos

A "corrida" para a substituição de Boris Johnson como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro britânico ganhou hoje força, depois de Penny Mordaunt ter apresentado a sua candidatura, juntando-se aos oito candidatos já anunciados.

 “Corrida” para substituir Boris Johnson ganha força com nove candidatos
D.R.

 

A “corrida” totaliza agora nove deputados “conservadores”, incluindo dois ministros, sendo a secretária de Estado do Comércio, Penny Mordaunt, a última a integrar a lista de candidatos.

Na lista de candidatos está o ex-ministro da Saúde Savid Javid, o novo ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Saúde Jeremy Hunt, que enfrentou Boris Johnson em 2019 para a liderança do partido conservador.

O ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, anunciou a candidatura depois de Johnson ter apresentado, na quinta-feira, a demissão como líder do Partido Conservador e, por consequência, como chefe do governo do Reino Unido.

Além de Grant Shapps, já indicaram as pretensões ao cargo de Boris Johnson o ex-ministro da Economia Rishi Sunak; o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Comuns, Tom Tugendhat; a procuradora-geral Suella Braverman; e a ex-secretária de Estado para a Igualdade, Kemi Badenoch.

Nesta segunda-feira, o influente Comité de 1922, um grupo que reúne deputados conservadores sem pasta, elege a direcção e anuncia o calendário para a escolha do novo líder do Partido Conservador.

Boris Johnson foi forçado a demitir-se depois de mais de 50 membros do seu governo terem renunciado, em protesto contra a gestão política e na sequência de uma série de escândalos.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS