Para visita de Estado de quatro dias

Presidente português chega hoje a Luanda

Presidente português chega hoje a Luanda
DR
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, chega hoje à tarde a Luanda, para uma visita de Estado de quatro dias a Angola que começa oficialmente na quarta-feira e se estende às províncias de Benguela e Huíla.

O chefe de Estado português, que fez escalas em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, chega hoje à capital angolana para estar presente no aniversário de João Lourenço, que completa 65 anos.

O programa da sua visita de Estado começa na quarta-feira de manhã, com a deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto e um encontro com João Lourenço no Palácio Presidencial, onde haverá igualmente conversações ministeriais, seguido de uma conferência de imprensa conjunta.

Em cima da mesa estará certamente o tema de regularização de dívidas de Angola a empresas portuguesas, que teve avanços durante a visita do primeiro-ministro português, António Costa, a Angola, em Setembro do ano passado, e na visita de João Lourenço a Portugal, em Novembro.

À tarde, o presidente português discursa numa sessão solene na Assembleia Nacional e encontra-se com estudantes na Universidade Agostinho Neto, onde deu aulas de direito. À noite, tem um jantar oficial oferecido pelo chefe de Estado e de Governo de Angola.

Entre quinta e sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se ao Lubango, na Huíla, e a Benguela, Lobito e Catumbela - viajando de comboio entre estes dois últimos municípios -, de Benguela, alargando os seus contactos políticos aos governadores destas regiões.

O chefe de Estado português visita Angola três meses depois de ter recebido em Portugal, também em visita de Estado, o Presidente João Lourenço.

Esta visita de Estado, considerada uma das mais importantes do seu mandato, termina precisamente a 9 de Março, em Luanda, onde se irá despedir de João Lourenço, e terá um encontro com membros da comunidade portuguesa e lusodescendente.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS