Reino Unido

Parlamento britânico suspenso esta segunda-feira

Até ao fim da noite desta segunda-feira, o parlamento britânico vai iniciar um período de suspensão que só termina a 14 de Outubro, escreveu o Observador. Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro inglês, confirmou a notícia no mesmo dia em que Boris Johnson foi até à Irlanda para reunir com o homólogo Leo Varadkar.

Parlamento britânico suspenso esta segunda-feira
D.R.

O governo britânico obteve autorização da rainha Isabel II com o objectivo de “apresentar uma nova agenda legislativa nacional ousada e ambiciosa para a renovação do país após o Brexit” a 14 de Outubro, invocou o primeiro-ministro.

Durante o encontro, o primeiro-ministro irlandês disse a Johnson que uma simples saída da Europa simplesmente “não existe” e que a história do Brexit “não vai acabar” depois do 31 de Outubro — a data definida por Johnson para deixar a União Europeia.

LeoVaradkar fala num regresso à estaca zero e diz que o no dealvai trazer problemas tanto para os cidadãos britânicos como para os irlandeses. “Vamos ter de regressar à mesa de negociações. Quando o fizermos, os primeiros e únicos pontos na agenda vão ser os direitos dos cidadãos, a estabilidade financeira e a fronteira da Irlanda. Tudo problemas que ficaram resolvidos no acordo de saída que fizemos com Theresa May, um acordo feito em boa fé por 28 governadores”, apontou o líder irlandês.

Mas, para Johnson, a decisão está tomada: “Tal como o senhor, eu analisei cuidadosamente a saída sem acordo e avaliei as suas consequências”, respondeu a Varadkar. “Um Brexit sem acordo seria uma falha de Estado”, acrescentou Boris Johnson.

Durante a conferência de imprensa no final da reunião, o primeiro-ministro britânico foi questionado sobre o backstop — a solução que pretende evitar uma fronteira física com a vizinha República da Irlanda e a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e que Johnson quer eliminar. “Vamos produzir ideias com os nossos amigos e parceiros para levar isto avante”, declarou.

Quanto à suspensão de cinco semanas do parlamento, na agenda parlamentar desta segunda-feira ainda haverá debates sobre legislação para a Irlanda do Norte e uma proposta de eleições antecipadas feita pelo governo, mas que a oposição já disse que pretende inviabilizar. A suspensão significa ainda que, até 14 de Outubro, não vai haver votos para eleições gerais.

O governo britânico obteve autorização da rainha Isabel II com o objectivo de “apresentar uma nova agenda legislativa nacional ousada e ambiciosa para a renovação do país após o Brexit” a 14 de Outubro, invocou o primeiro-ministro.

Duas ações judiciais para bloquear a suspensão foram rejeitadas nas últimas semanas em tribunais de Edimburgo e Londres, sendo esperado que os recursos sejam analisados a 17 de Setembro pelo Tribunal Supremo, a última instância judicial britânica. Um terceiro caso está em curso num tribunal de Belfast, tendo uma audiência sido agendada para 16 de Setembro.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS