Reforço de relações

Papa Francisco e João Lourenço abordam cooperação

O Papa Francisco manteve na manhã desta terça-feira um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou a cooperação bilateral e a política internacional.

Papa Francisco e João Lourenço abordam cooperação
D.R
Momento da conversa entre João Lourenço e Papa Francisco

Em declarações à rádio Vaticano, o chefe de Estado angolano disse que a conversa foi em torno da cooperação entre ambos os países, tendo informado ao Papa Francisco que Angola, sendo um Estado laico, promove a sã convivência entre as várias religiões.

“Falamos de Angola, no geral, dos seus problemas sociais e económicos. Recebi vários conselhos da parte do Santo Padre. Devo dizer que me sinto bastante satisfeito pela forma como decorreu a audiência, quer eu, quer a primeira-dama e a delegação que me acompanha”, frisou.

Nesta perspectiva, João Lourenço sublinhou que valeu a pena a deslocação ao Vaticano, sendo que Angola reputa de grande importância este encontro para a consolidação das relações entre os dois Estados.

No final do encontro, de 30 minutos, os líderes trocaram presentes. O Presidente João Lourenço ofereceu uma tela ‘Mãe Alegre’, uma obra do artista angolano Guizef, nome artístico de Augusto Zeferino Guilherme.

Na sequência, o Papa presenteou o chefe de Estado angolano com um livro sobre São Martinho, bispo de Tours (França) que morreu no ano de 397 d.C.

A cooperação entre Angola e Santa Sé tem sido marcada por um excelente relacionamento nos sectores de Educação e Saúde.

As partes assinaram em Setembro último um Acordo-Quadro no qual Angola reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica e a titularidade dos seus imóveis no país.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS