Na Alemanha

Pais que não vacinarem filhos contra sarampo vão pagar multas até 2.500 euros

O conselho de ministros da Alemanha aprovou esta quarta-feira multas que poderão chegar aos 2.500 euros para os pais que decidam não vacinar contra o sarampo os seus filhos em idade escolar.

Pais que não vacinarem filhos contra sarampo vão pagar multas até 2.500 euros
DR
Jens Spahn

Jens Spahnministro da Saúde da Alemanha

Queremos, dentro do possível, evitar que todas as crianças estejam expostas ao sarampo porque é uma doença altamente contagiosa e pode ter uma evolução muito má, às vezes fatal.

A decisão aprovada nesta quarta-feira entra em vigor em Março do próximo ano e também impõe que as crianças em centros de refugiados sejam vacinadas, e determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito de frequentarem as creches.

“Queremos, dentro do possível, evitar que todas as crianças estejam expostas ao sarampo porque é uma doença altamente contagiosa e pode ter uma evolução muito má, às vezes fatal”, argumentou o ministro da Saúde, Jens Spahn.

De acordo com os dados oficiais, no ano passado registaram-se no país um total de 543 casos de sarampo e este ano, até ao momento, já foram contabilizados mais de 400.

A decisão do Conselho de Ministros surge num momento em que na Alemanha, assim como na maior parte da Europa, vários grupos questionam a importância das vacinas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS