Vaticano

Padres e freiras montam equipa de atletismo

Padres e freiras montam equipa de atletismo
DR
Associação poderá participar em competições pela Europa

O Vaticano apresentou, esta quinta-feira, a sua primeira associação desportiva, ‘Athletica Vaticana’, que terá uma equipa composta por padres, freiras e funcionários do Vaticano, para mostrar que o desporto pode ser uma ferramenta de solidariedade.

A associação nasce de um acordo com o Comité Olímpico Italiano (CONI) e será composto por cerca de 70 pessoas com o objectivo de fazer uma “corrida divertida”, disse em conferência de imprensa o subsecretário do Conselho Pontifício para a Cultura e presidente da ‘Athletica Vaticana’.

Através de um acordo com o CONI, a associação poderá participar em competições em Itália e no resto da Europa, e realizará a primeira corrida a 20 de Janeiro nas ruas de Roma.

A associação tem também dois jovens refugiados como parceiros honorários tendo sido ainda assinado um protocolo com a Federação Italiana de Desportos Paraolímpicos e Experimentais, uma iniciativa que visa demonstrar como o desporto pode promover a inclusão.

A apresentação também contou com a presença do presidente do Pontifício Conselho da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que destacou a relação entre o desporto, solidariedade e a fé.

O Papa Francisco defendeu em várias ocasiões os valores do desporto como um antídoto ao individualismo e como uma ajuda para fomentar uma cultura de encontro.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS