Por ter recebido activistas políticos

Oposição aplaude João Lourenço

Oposição aplaude João Lourenço
DR
João Lourenço debate com activistas políticos

O Presidente da República convidou alguns representantes de organizações da sociedade, nomeadamente activistas políticos, para discutir questões da actualidade. 
Uma medida aplaudida pela Oposição, como o deputado da Casa-CE Manuel Fernandes, que diz ser “um virar de página”, apelando, no entanto, para que João Lourenço acate as recomendações. “Espero que isso não passe de um mero charme para endurecer o discurso do Presidente, mas que sirva para alguma coisa”, desafia.

Também a deputada da Unita Mihaella Webba considera “importante que encontros dessa natureza aconteçam”, mas sublinha que o Presidente "deveria ouvir todas as franjas da sociedade, aceitar os conselhos e pô-los em prática”.

No final do encontro, a representante da Associação Handeca, Alexandra Simeão, afirmou ser “um reconhecimento público de que João Lourenço tem tido uma governação corajosa”. “Não podemos concordar sempre com tudo, mas, na generalidade, tem sido uma tentativa de construir um novo país. Vamos aguardar e incentivar que isso aconteça”, augura a activista, que se fez acompanhar de Luaty Beirão, o músico que esteve detido e em greve de fome por mais de 30 dias.

O representante do Observatório Político e Social de Angola (Opsa), Sérgio Calundungo, considerou o encontro “simbólico, porque marca um momento importante” na relação entre o Presidente da República e as vozes da sociedade que, durante muito tempo, criticaram a governação. “O Presidente demonstra que não tem receio de dialogar, nem que fosse com as vozes mais críticas da sociedade”, elogiou. 

Por sua vez, José Patrocínio, da Associação Omunga, entende que a sociedade continua “expectante” em relação à resolução de questões sensíveis, como o combate à corrupção, um dos temas a que o chefe de Estado mais se dedica. “O importante é que as coisas passaram a ser assuntos de domínio público”, declarou.

Estiveram no Palácio Presidencial Luaty Beirão, Alexandra Simeão, Fernando Macedo, Salvador Freire, José Patrocínio, Sérgio Calundungo, Belarmino Jelembi, Job Capapinha e Rafael Marques. 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS