Nesta quarta-feira

Obra de Manuel Rui em debate

Uma mesa-redonda com o lema ‘Manuel Rui: A riqueza de uma personalidade’ é realizada nesta quarta-feira, 4, a partir das 10 horas, pelo Departamento de Ensino e Investigação de Língua e Literaturas em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UAN, no Auditório Amélia Mingas, em Luanda.

Obra de Manuel Rui em debate
D.R
Manuel Rui Monteiro, escritor

O evento enquadra-se na homenagem ao escritor pelo septuagésimo nono aniversário natalício e tem como objectivo divulgar a vida e a obra do autor no espaço académico.

A mesa-redonda tem como intervenientes os académicos PeteloNe-Tava,  Moreira Bastos, Abreu Paxe, Michel Mutaia e Gilson José e é moderado por  Benjamim Fernando, que disserta  sobre o "Percurso literário do escritor”.

O momento cultural está a cargo da poetisa Kanguimbo Ananás.
Manuel Rui (Manuel Rui Alves Monteiro) nasceu em Nova Lisboa, hoje Huambo, a 4 de Novembro de 1941. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal, onde desenvolveu advocacia e foi membro fundador do Centro de Estudos Jurídicos e redactor da revista de cultura e arte "Vértice”. Foi  co-autor do suplemento Sintoma do ‘Jornal do Centro’ e membro da editora Centelha.

Figura incontornável das artes angolanas, ao longo da sua vida de escrita, Manuel Rui manteve sempre uma estreita colaboração com diversos jornais e revistas de renome, desde os tempos de Coimbra, no triângulo da Língua Portuguesa entre Angola (Jornal de Angola, Diário de Luanda, entre outros), Portugal ("Público”, "Jornal de Letras”) e Brasil ("Terceiro Mundo”).

Em 2003, renunciou ao Prémio Nacional de Cultura na área da Literatura pelo conjunto da sua obra.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS