Itália

Giuseppe Conte aceita formar um novo governo

O presidente italiano, Sergio Mattarella, encarregou, formalmente, o primeiro-ministro demissionário, Giuseppe Conte, de formar um novo governo, depois de o 'Movimento 5 Estrelas' e o Partido Democrático, que têm maioria parlamentar, terem anunciado disponibilidade para governar em coligação.

Giuseppe Conte aceita formar um novo governo
D.R.

Os partidos 'Movimento 5 Estrelas' e Democrático anunciaram ontem um acordo para a formação de um novo executivo na Itália.

Giuseppe Conte deslocou-se hoje, quinta-feira de manhã, ao Palácio Quirinale, sede da Presidência, convocado por Mattarella após a realização de duas reuniões para consultas com as forças políticas desde que o primeiro-ministro renunciou em 20 de Agosto.

Um porta-voz da Presidência anunciou, após uma hora de reunião, que Mattarella "confiou a Conte a formação de um Governo" e que ele aceitou "com reservas".

Os partidos 'Movimento 5 Estrelas' (M5E, anti-sistema) e Democrático (PD, centro-esquerda) anunciaram ontem, quarta-feira, um acordo para a formação de um novo executivo na Itália.

O Partido Democrata informou que transmitiu ao presidente italiano disponibilidade para governar em coligação com o partido 'Movimento 5 Estrelas', num executivo liderado por Giuseppe Conte.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS