Covid-19

Número de infecções em Angola sobe para 69

O número de infectados por covid-19 aumentou neste domingo, para 69 casos, dos quais quatro resultaram em óbito e 18 doentes recuperados, informou a ministra da Saúde.

Número de infecções em Angola sobe para 69
D.R

Sílvia Lutucuta informou que os oito novos casos são de contaminação local, sete dos quais são da cerca sanitária do Futungo, todos assintomáticos, e o outro de uma clínica privada, que também presta assistência a casos da covid-19, que partilhava enfermaria com o caso 50, paciente de 88 anos, que morreu.

Segundo a ministra, o novo infectado da clínica privada é um doente com cancro em fase avançada, insuficiência renal aguda e apresenta agora diagnóstico de covid-19, sendo por isso um paciente considerado de risco, apesar de não manifestar até ao momento nenhuma manifestação clínica associada ao novo coronavírus.

A ministra avançou que a cerca sanitária no piso desta clínica privada, implementada a 19 deste mês, após o diagnóstico do caso 50, e como medida de saúde pública, de vigilância epidemiológica e laboratorial, todos os pacientes e profissionais de saúde estão a ser testados e avaliados.

"Vale referir que o caso 50, falecido aos 88 anos, tinha doença pulmonar obstrutiva crónica, que se agravou substancialmente com a covid-19 e no âmbito do rastreio que temos estado a fazer em todos os síndromes respiratórios graves, foi testado e veio o diagnóstico e por esta razão foi colocada a cerca sanitária naquele local", explicou Sílvia Lutucuta.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS