Itália

Novo governo toma posse

Os membros do novo governo italiano, liderado pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte, prestaram juramento e foram empossados nos seus cargos esta quinta-feira, no Palácio de Quirinale, sede da Presidência italiana. O primeiro a jurar fidelidade à República e à Constituição foi Giuseppe Conte.

Novo governo toma posse
DR
Giuseppe Conte, primeiro-ministro italiano

O governo de coligação é integrado por dez ministros do Movimento 5 Estrelas (M5E/antissistema), nove do Partido Democrático (PD/social-democrata), um do partido de esquerda Livres e Iguais e um independente, de perfil técnico. Para ser confirmado, o novo governo — que deve permanecer no cargo até ao final da legislatura em 2023 — ainda deverá receber o voto de confiança do Parlamento italiano.

Depois de prestar juramento, os 21 ministros, que inclui sete mulheres, irão à sede do governo para participar num primeiro conselho de ministros.

Giuseppe Conte — um advogado de 55 anos e novato na política até ao ano passado e considerado próximo ao M5E — trabalhou para formar uma equipa que respeita o equilíbrio entre as duas forças políticas.

Conte falará na segunda-feira próxima, na Câmara dos Deputados, antes de um voto de confiança ao novo governo do parlamento, em que 340 dos 630 deputados pertencem aos partidos do governo.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS