Apoiado por 476 parlamentares

Eleito novo PR do Vietname

Eleito novo PR do Vietname
DR
Nguyen Phu Trong, presidente do Vietname

A assembleia nacional vietnamita elegeu, na terça-feira, o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, como o novo presidente do Vietname, país que foi reunificado em 1976.

Trong, o único candidato designado pelo comité central comunista, foi apoiado por 476 parlamentares e só teve um voto contrário na sessão plenária da assembleia nacional, local onde fez o juramento referente ao seu novo cargo e um discurso transmitido pela televisão do país.

Aos 74 anos, Trong substituiu Dang Thi Ngoc Thinh, chefe de Estado interino desde a morte, em Setembro passado, do presidente Tran Dai Quang, por uma doença viral.

Com a nomeação, rompe-se o tradicional equilíbrio de forças entre o chefe de Estado, o primeiro-ministro, o secretário-geral do Partido Comunista e o presidente da assembleia nacional.

Além do amplo poder executivo que tem como máximo responsável do Partido, Trong agora é comandante em chefe do exército, tem prerrogativas de nomear ou demitir os ministros e ampliar a sua exposição internacional.

Trata-se de uma "intervenção sem precedentes do líder do Partido (Comunista) nos assuntos do Estado", declarou num texto o analista Carlyle Thayer, da Universidade de South Wales, na Austrália.

Nascido em 1944 em Hanói, Trong foi chefe do partido na capital vietnamita entre 2000 e 2006, depois presidiu à assembleia nacional e, no congresso partidário de 2011, subiu a secretário-geral.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS