Aos 98 anos

Morreu costureiro francês Pierre Cardin

Morreu o famoso costureiro francês Pierre Cardin aos 98 anos. O estilista, que foi pioneiro na moda, morreu nesta terça-feira, informou a família à AFP. Pierre Cardin morreu no Hospital Americano em Neuilly, a Oeste de Paris.

Morreu costureiro francês Pierre Cardin
D.R

O estilista francês Pierre Cardin morreu aos 98 anos, nesta terça-feira (29), no hospital de Neuilly-sur-Seine, ao lado de Paris. A morte foi confirmada pela família à Agência France Presse, mas a causa não foi divulgada.

"Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não apenas isso", escreveu a família em um comunicado. "Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida."

Vanguardista, o estilista foi um dos responsáveis pela retomada da alta-costura na França pós-guerra e ícone do ‘prêt-à-porter’. Também introduziu grandes tendências da moda, como as colecções exclusivamente masculinas e as peças unissex.

Cardin também foi pioneiro nas licenças no mundo da moda, o que permitiu a internacionalização de seu trabalho. Com sede na França, sua grife se tornou muito popular na Ásia e nos Estados Unidos. Além da moda, Cardin tinha negócios de hotelaria, perfumaria e restaurantes, que fazia questão de administrar.

No ano passado, um documentário em sua homenagem foi exibido no Festival de Veneza. ‘House of Cardin’, de P. David Ebersole e Todd Hughes, mescla momentos-chave de sua carreira com um retrato pessoal do estilista.

Cardin nasceu a 2 de Julho de 1922 em Veneza, na Itália, com o nome de Pietro. Seus pais, agricultores italianos, migraram para a França para fugir do fascismo quando ele tinha dois anos. O estilista se naturalizou francês.

Começou a trabalhar com moda e costura aos 14 anos, como alfaiate na cidade de Saint-Etienne. Depois, foi para uma casa de moda em Vichy e trabalhou, posteriormente, como contador na Cruz Vermelha.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS