Morreu autor do dicionário Português-Umbundu

O autor do dicionário Português-Umbundu, reverendo Henrique Etaungo Daniel, faleceu quinta-feira (24), no hospital geral da cidade do Huambo.

Morreu autor do dicionário Português-Umbundu

Em nota, o Ministério da Cultura refere que ao investigar e publicar obras como Dicionário Umbundu – Português – Umbundu, Adivinhas e Provérbios em Umbundu – Português, entre outras, contribuiu para o enriquecimento científico e conhecimento das línguas nacionais e a sua inserção na vida no sistema de ensino e na vida social. 

Por sua vez, a Mayamba Editora considera o passamento físico do nacionalista, investigador e insigne homem de cultura uma enorme perda para as letras e a Cultura angolanas.

O reverendo é natural de Chissamba, Catabola, província do Bié, onde fez os seus estudos primários na Missão Evangélica do Chilesso, Andulo, e secundários no Instituto Currie do Dondi – Bela-Vista, [Huambo] Wambu. 

Formado em Teologia, foi pastor, desde 1963 até 1982, da Igreja Congregacional em Angola, de que viria ser Secretário-Geral entre 1977 a 1982. Foi também professor primário na Missão Evangélica do Chilesso e secundário, no ensino oficial, entre 1975-1977.

Tendo-se envolvido na luta clandestina contra a dominação colonial portuguesa, fora preso político pela PIDE DGS, tendo cumprido prisão em São Nicolau, actualmente Bentiaba, província do Namibe, de 1967 a 1972.

Obras

Concordância Bíblica em Umbundu, Edições Naho, 1.ª Edição, 1996; Dicionário Umbundu – Português – Umbundu, Edições Naho, 1.ª edição, 1999; Adivinhas e Provérbios em Umbundu – Português, Edições Naho, 1.ª Edição, 1999 e Hinário Evangélico Ungomba em Umbundo – Português, Edições Naho, 1.ª edição 2004.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS