Aos 41 anos, astro do basquetebol faleceu em acidente de helicóptero

Morre antiga estrela da Kobe Bryant

A lenda do basquetebol americano, o jogador aposentado Kobe Bryant, de 41 anos, morreu este domingo, 26, num acidente de helicóptero na Califórnia, nos EUA, avançou a imprensa americana.

Morre antiga estrela da Kobe Bryant
D.R

Bryant estava a viajar num helicóptero particular que entrou em chamas quando sobrevoava a cidade de Calabasas.

O departamento de polícia de Los Angeles confirmou que cinco pessoas morreram num acidente de helicóptero em Calabasas, sem nenhum sobrevivente.

Além de Bryant, morreram ainda outras oito pessoas que também estavam no helicóptero, entre as quais a filha de 13 anos do ex-jogador da NBA, Gianna Maria.

O modelo do helicóptero era Sikorsky S-76, de 1991, segundo o porta-voz da Administração Federal de Aviação, Allen Kenitzer. Havia nuvens e nevoeiros naquele momento, mas ainda não está claro se o tempo teve alguma relação com o acidente. 

O fogo na aeronave só foi apagado aproximadamente uma hora depois, já que houve dificuldade devido ao elemento químico magnésio.

O astro da NBA foi homenageado por atletas, políticos e outras personalidades.~

‘Estrela do cesto’

Kobe Bean Bryant  foi um jogador profissional de basquetebol dos Estados Unidos. Jogou toda a carreira como ala-armador no Los Angeles Lakers da National Basketball Association  (NBA). 

Filho de Joe Bryant, ex-jogador do Philadelphia  e antigo técnico da equipa Los Angeles Sparks da WNBA, Kobe é amplamente considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Foi um dos poucos atletas a ser escolhido no draft da NBA directo do High School para a liga norte-americana. Ao longo de 20 anos de carreira, ganhou cinco campeonatos da NBA, participou 18 vezes do All-Star Game (um recorde absoluto), foi eleito 15 vezes membro da Equipa ideal da NBA, 12 vezes como membro da ‘All-Defensive Team’ da NBA e foi o Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA em 2008.

Kobe, juntamente com o pivô Shaquille O'Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson, levou os Lakers a três campeonatos consecutivos da NBA, a chamada dinastia nos Estados Unidos – 2000, 2001 e 2002. Após a temporada 2003–2004, Shaquille O'Neal saiu do clube e Kobe tornou-se a estrela principal do time de Los Angeles, sendo o principal lançador da liga por duas temporadas consecutivas: 2005–06 e 2006–07. 

Nessas temporadas, Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da liga. Em 2006, fez 81 pontos num jogo contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962. Contudo, há analistas da NBA que defendem que a performance de Kobe foi melhor.

Em 2003, Kobe envolveu-se num escândalo sexual no estado do Colorado, quando foi acusado de estupro por uma funcionária do hotel em que estava hospedado. Kobe admitiu que foi adúltero, mas que não havia cometido o crime. Em Setembro de 2004, o processo foi retirado. Kobe foi escolhido pela primeira vez como titular no Jogos das Estrelas da NBA na segunda temporada da carreira. 

Desde então, foi titular em mais 17 ocasiões. Em 2010, ele foi convocado para ser titular, mas uma contusão o impediu de participar do evento. 

Foi MVP do All-Star Game em quatro ocasiões: 2002, 2007, 2009 e 2011, o que também lhe conferiu um recorde, empatado com Bob Pettit.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS