No Dia Mundial da Lavagem das Mãos

MINSA destaca benefícios da lavagem das mãos

O Ministério da Saúde (MINSA) destacou, nesta quinta-feira, em Luanda, os ganhos da lavagem das mãos com água e sabão, no actual contexto marcado pela pandemia da covid-19.

MINSA destaca benefícios da lavagem das mãos
D.R

A lavagem das mãos promove a segurança sanitária de todos, por se tratar de uma medida de impacto individual e colectiva. Apesar disto, ainda assim, esta prática é muito negligenciada, tendo em conta que está directamente relacionada à pandemia da covid-19.

Em mensagem alusiva ao Dia Mundial da Lavagem das Mãos (15 de Outubro), o departamento ministerial convida a sociedade a reflectir e promover a lavagem das mãos para o aumento a sensibilização entre a comunidade, em geral, catalisando mudanças de comportamento a longo prazo e o desenvolvimento de estratégias para a disponibilidade de condições para o efeito.

Para tal, refere, deve envolver actores, intervenientes, partes interessadas, como os Governos Provinciais, Administrações Municipais, instituições nacionais e internacionais, empresas públicas ou privadas e organizações da sociedade civil.  

“A lavagem das mãos promove a segurança sanitária de todos, por se tratar de uma medida de impacto individual e colectiva. Apesar disto, ainda assim, esta prática é muito negligenciada, tendo em conta que está directamente relacionada à pandemia da covid-19”, lê-se na mensagem.

Conforme o MINSA, é extremamente importante a lavagem regular das mãos, visto que o vírus SARS-CoV-2 coronavírus propaga-se, principalmente, por via de gotículas contaminadas de saliva que são impelidas, geralmente através de um espirro e contacto após tocar em pessoas infectadas e/ou objectos, ou mesmo em superfícies contaminadas.

Para o ministério, é imperioso que cada um de desempenhe um papel crucial na luta contra à covid-19, trabalhando para a criação de condições nas famílias e comunidades para a lavagem regular das mãos, adaptando esta prática no dia- a -dia.

Avança manter-se “firmemente” comprometido no alcance do acesso universal a instalações de lavagem das mãos com água e sabão, saneamento e higiene nas unidades de saúde e não só, lembrando que a higiene das mãos é também um elemento essencial da prestação de serviços de saúde com qualidade.

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos, instituído desde 2008, tem por objectivo motivar as pessoas a lavarem com frequência as mãos com água e sabão, para prevenir doenças, particularmente em crianças. A ideia global denominada “Higiene das Mãos para Todos”, visa com que Angola una-se ao movimento mundial na comemoração da efeméride sob o lema: “Mãos limpas salvam vidas”.