Na Lunda-Norte

Médicos prestam serviços grátis

Cerca de 24 médicos e 35 enfermeiros foram mobilizados para uma feira de Saúde que decorre hoje, terça-feira no município de Chitato, na Lunda-Norte, no âmbito das comemorações do Dia dos Médicos Angolanos (26 de Janeiro).

Médicos prestam serviços grátis
D.R

Em declarações à Angop, a propósito da efeméride, o presidente da Ordem dos Médicos na Lunda-Norte, Wilson Palanca, referiu que durante a feira, com término previsto para hoje, os profissionais vão realizar vários exames gratuitos, testagem de VIH/Sida, diabete, hipertensão arterial,  entre outros serviços de forma gratuita. 

Disse que serão igualmente distribuídos vários fármacos aos cidadãos que forem diagnosticados com alguma doença. 

A feira que decorre na praça da Cultura, vai ainda prestar serviços de planeamento às mulheres que não queiram engravidar agora. 

O governador da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, numa mensagem de felicitações, reiterou o apelo aos médicos no sentido de tratarem os pacientes com humanismo e a envolverem-se com espírito de missão no combate a pandemia da covid-19.  

Actualmente, a Lunda-Norte conta com 14 hospitais, sendo um de campanha e igual número de laboratório de biologia molecular, 19 centros de saúde e 69 postos médicos, totalizando 102 unidades hospitalares, asseguradas por 64 médicos e 800 enfermeiros. 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS