No Huambo

Malnutrição severa mata 73 crianças

Entre Janeiro e Maio deste ano, pelo menos, 73 crianças morreram vítimas de malnutrição severa no Huambo, anunciou, esta quarta-feira, o Gabinete Provincial da Saúde.

Malnutrição severa mata 73 crianças
D.R.

O desmame precoce do bebé, por negligência ou ignorância das mães, como a principal causa da desnutrição.

Os dados indicam que, neste período, foram atendidos 1.341 doentes pelas autoridades sanitárias da província, com um aumento de 30 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado.

A presidente do conselho da Ordem dos Médicos na província, Benedita Aurora Daniel, apontou o desmame precoce do bebé, por negligência ou ignorância das mães, como a principal causa da desnutrição.

Segundo a médica, o leite materno deve ser a alimentação exclusiva e ideal do lactente até aos seis meses de vida e recomendável até aos dois anos de idade, por possuir componentes que proporcionam o crescimento saudável e emocional do bebé, através do reforço do sistema imunológico.

Trata-se, segundo a responsável, de um alimento completo e vivo, adequado aos recém-nascidos e com vantagens múltiplas, entre as quais a protecção do bebé contra várias doenças e o melhoramento da cavidade oral.

O leite materno é também rico em hemoglobinas e anti-corpos que ajudam o bebé a defender-se contra microrganismos, evitando, deste modo, casos de morte por desnutrição ou por doenças diarreicas e respiratórias agudas.

Além dos benefícios que traz ao bebé, esta prática melhoria o vínculo da relação mãe/filho, assim como previne a progenitora contra o cancro da mama e da menopausa precoce.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS