Angola anuncia mais 10 casos e um óbito

Mais de 70 pessoas estiveram expostas ao novo coronavírus

Angola registou 10 novos casos da covid-19, incluindo um óbito, bem como 71 pessoas que estiveram expostas ao novo coronavírus, detectadas entre as 1.500 abrangidas por testes rápidos no Kwanza-Norte e em Luanda, anunciou nesta quinta-feira, o Governo.

Mais de 70 pessoas estiveram expostas ao novo coronavírus
D.R
Franco Mufinda, secretário de Estado para Saúde Pública.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, os 10 novos casos, seis de sexo feminino e quatro de sexo masculino, entre os 7 e 84 anos, são todos de Luanda.

A doente que morreu era uma angolana “aparentemente saudável até há uma semana”, altura em que iniciou “um quadro de astenia” marcado por cansaço e febre, que foi inicialmente tratado como malária.

Franco Mufinda salientou que se deu início à testagem na comunidade, direcionada a “grandes conglomerados onde as medidas de biossegurança não estão a ser cumpridas”.

Segundo o secretário de Estado, os testes rápidos, já validados pelo regulador norte-americano têm “alta taxa de sensibilidade, mas também de especificidade, permitindo fazer rastreio mais seguro em determinadas populações”.

Até agora, Angola tem usado os testes de base molecular conhecidos como RT-PCR, com uma colheita de material genético, através de uma zaragatoa, que podem ser feitos a partir do terceiro dia de sintomas e são considerados mais fiáveis.

Os testes serológicos permitem avaliar a imunidade de todos aqueles que possam ter contactado com o vírus, detectando anticorpos (IgG e IgM) e em que fase da doença a pessoa se encontra.

Das mil pessoas testadas na quarta-feira desta forma no mercado do Catinton, em Luanda, 44 foram reactivas e, entre estas, três expressaram estar numa fase activa da doença, adiantou o secretário de Estado.

No Kwanza-Norte, das 481 pessoas testadas nos últimos dois dias, 27 reagiram ao teste e cinco encontravam-se na fase ativa da doença, enquanto as outras 22 já tinham desenvolvido imunidade.

Outros artigos do autor