No Huambo

Mais de 40 casos da covid-19 reactivos

As autoridades sanitárias do Huambo registaram, até quarta-feira, 45 casos reactivos à covid-19, de um total de 857 testes rápidos realizados, informou à o director local do Gabinete de Saúde, Lucas António Nhamba.

Mais de 40 casos da covid-19 reactivos
D.R

Em declarações, o responsável disse tratar-se de 31 reactivos à IGM (pessoas que ainda não estão com a doença activa), nove para a IGG (o que significa que o sistema imunológico resistiu e eliminou o vírus do organismo) e cinco para IGM/IGG - expressaram a fase transitória da doença.

Lucas António Nhamba informou que, dos 45 casos que já tiveram contacto com o vírus Sars-Cov-2, responsável pela covid-19, sete deram negativo, enquanto os demais 38 aguardam por resultados há mais de uma semana, depois do envio dos testes ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde, na capital do país (Luanda).

O responsável referiu que, com os casos positivos da vizinha província do Bié, as autoridades do planalto central intensificaram, nos últimos dias, as medidas de segurança e controlo de todas as zonas limítrofes, para impedir, a todo custo, o surgimento de possíveis casos de gripe por coronavírus.

De igual modo, acrescentou, está também em curso uma ampla campanha de sensibilização sobre as medidas de biossegurança individual e colectiva desta pandemia, que assola o país com 1.395 casos confirmados desde o início da pandemia, com 62 óbitos, 506 recuperados e 827 activos.

Outros artigos do autor