Por razões desconhecidas

Mais de 15 pacientes abandonados no Hospital Geral de Luanda

Pelo menos, 16 pacientes, dos 0 aos 70 anos, foram abandonados por familiares no Hospital Geral de Luanda, no município do Kilamba Kiaxi, por razões desconhecidas.

Mais de 15 pacientes abandonados no Hospital Geral de Luanda
D.R

De acordo com Lizete Tumba, assistente social da referida unidade hospitalar, os pacientes encontram-se em diversos serviços, principalmente no de cirurgia e ortopedia, a maioria sinistrados na via pública.

Lizete Tumba esclareceu que, nestes casos, a instituição recebe os pacientes e faz o diagnóstico social e, se for um caso para atendimento nesta área, faz-se o acompanhamento psicossocial.

Informou haver casos de pacientes abandonados que chegam ao hospital por intermédio da polícia e de familiares.

Acredita que muitos dos pacientes levados pelos familiares são abandonados por questões económicas.

Lizeth Tumba declarou que o caso mais antigo de abandono por familiares é da anciã Balaia Marcelino, natural da Lunda-Norte, que se encontra no hospital há oito meses.

De acordo com a responsável a paciente, de 70 anos, deu entrada no hospital em Julho, no banco de medicina, e encontra-se, actualmente, na área de medicina interna.

A assistente social disse que a instituição está a fazer diligências para encontrar os familiares, mas sem sucesso.

“ Os familiares não se devem esquecer de que são africanos, um povo que pauta por valores humanos e amor ao próximo”, referiu.  

 

 

 

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS