No Vaticano

Lula da Silva recebido pelo Papa Francisco

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva é recebido esta quinta-feira pelo Papa Francisco, no Vaticano, a quem pretende agradecer a solidariedade durante a sua prisão, além de debater o combate à pobreza no Brasil.

Lula da Silva recebido pelo Papa Francisco
D.R
Lula da Silva, ex-presidente brasileiro

“Vou visitar o Papa Francisco para agradecer não só pela solidariedade que teve comigo num momento difícil, mas sobretudo pela dedicação dele ao povo oprimido. Também quero debater a experiência brasileira no combate à miséria”, escreveu Lula da Silva, na semana passada, na sua conta oficial do Twitter.

A audiência do ex-presidente brasileiro com o representante máximo da Igreja Católica foi intermediada pelo chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández. “Francisco significa muito para mim, ele é um líder moral que me reúne com a melhor Igreja”, escreveu Alberto Fernández, na sua rede social Twitter, referindo-se ao Papa Francisco.

Antes de fazer a viagem, Lula da Silva obteve permissão da justiça brasileira, que atendeu a um pedido de sua defesa e adiou para 19 deste mês um interrogatório, inicialmente agendado para o dia 11.

O ex-presidente passou 580 dias na prisão e está desde Novembro do ano passado em liberdade. O antigo estadista foi condenado em dois processos por corrupção e tem pelo menos sete outras investigações contra si.

Lula da Silva foi condenado em terceira instância a 8 anos e 10 meses por corrupção passiva e branqueamento de capitais depois de ser considerado culpado de receber um apartamento de luxo na cidade do Guarujá, litoral do estado brasileiro de São Paulo, em troca de favores políticos à construtora da OAS.

A outra pena que pesa sobre Lula da Silva é de 17 anos e um mês de prisão num caso sobre a posse e reformas executadas numa quinta na cidade de Atibaia, no interior do estado de São Paulo que terão sido executadas alegadamente como pagamento de suborno para as construtoras OAS e Odebrecht.

 

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS