Por videoconferência

João Lourenço participa na cimeira da CIRGL

O Presidente da República participa nesta sexta-feira, por videoconferência, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

João Lourenço participa na cimeira da CIRGL
D.R
João Lourenço, presidente da República.

A reunião, que teve início nesta manhã, vai confirmar o angolano, João Samuel Caholo, como novo secretário executivo da CIRGL,  eleito recentemente pelos ministros dos Estados membros da organização, depois de ter sido proposto por Angola e aceite como candidato único ao referido posto.

O diplomata angolano substitui no cargo o congolês Zachary Muburi-Muita.

João Samuel Caholo, de 64 anos, é engenheiro Geólogo de formação e serve a diplomacia angolana há mais de 20 anos.

Da sua longa e vasta experiência diplomática destacam-se as funções de secretário executivo adjunto para a Integração Regional da SADC (2009-2013) e as de secretário executivo adjunto da SADC (2005–2009).

Como diplomata, trabalhou também para a União Africana e para a União Europeia, em todos os países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), bem como em países da África do Norte, Oriental, Ocidental e Central.

João Caholo dedicou, igualmente, o seu saber em missões que lhe foram confiadas, nos países Nórdicos, Europa Ocidental e Federação da Rússia, América do Norte, América do Sul e Ásia.

São membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), além de Angola, o Burundi, República Democrática do Congo, República Centro Africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e República do Congo, esta última preside a organização.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS