Desde a noite de Ano Novo

Inundações na Indonésia já causaram 43 mortos

O número de mortos nas inundações que atingiram a região de Jacarta, na Indonésia, na noite de Ano Novo, subiu para 43, anunciou esta sexta-feira o porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Inundações na Indonésia já causaram 43 mortos
D.R
Um anterior balanço indicava 30 mortos.

Pelo menos, 43 pessoas morreram por afogamento, hipotermia ou aluimentos de terras na área metropolitana de Jacarta e na região de Lebak, no extremo sul de Java, disse. As autoridades continuam também à procura de dezenas de desaparecidos. Um anterior balanço indicava 30 mortos.

Cerca de 400 mil pessoas foram retiradas para abrigos temporários e muitas ainda não conseguiram regressar a casa. “Encorajamos as pessoas cujas casas continuam inundadas a mudarem-se para locais mais seguros”, afirmou o porta-voz da agência, Agus Wibowo. Nos bairros mais atingidos, as organizações de socorro indicaram que iam retirar os residentes, nomeadamente crianças e idosos, ainda presos nas suas casas.

Segundo as autoridades indonésias, a água está agora a recuar e a electricidade a ser restaurada em várias zonas da área metropolitana, depois de chuvas torrenciais e a subida dos rios na noite de Ano Novo terem submergido centenas de bairros. “Hoje estamos concentrados nas buscas em 11 locais, que continuam submersos, para retirar pessoas”, disse o porta-voz da agência de busca e salvamento indonésia, Yusuf Latif.

Em Bekasi, um subúrbio de Jacarta que foi duramente atingido, o recuo das águas deu lugar a ruas pantanosas cobertas de lixo e carros amontoados. Neste bairro, a água chegou ao segundo andar dos edifícios. Com 30 milhões de habitantes, a capital indonésia é regularmente atingida por inundações durante a estação das chuvas, iniciada no final de novembro.

“As inundações deste ano foram particularmente fenomenais devido aos níveis extremamente elevados de pluviosidade”, explicou uma especialista em planeamento urbano Yayat Supriatna. A metrópole enfrenta graves problemas de infraestruturas, nomeadamente um mau sistema de drenagem, agravados por um desenvolvimento urbano excessivo, apontou.

Há alguns meses, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou ter escolhido uma zona no Leste da ilha de Bornéu para a capital política do país e sair de Jacarta, uma cidade sobrelotada e ameaçada pela subida das águas.

                                                     

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS