Indonésia

Inundações causam 89 mortos e 74 desaparecidos

Inundações causam 89 mortos e 74 desaparecidos
DR
Pelo menos 11.725 famílias foram afectadas

O balanço de mortos nas inundações que ocorrem desde sábado na província de Papua, no Leste da Indonésia, subiu para 89 e ainda há 74 pessoas desaparecidas, anunciaram esta terça-feira, 19, as autoridades indonésias.

O número de deslocados aumentou para mais de 6.800 e o número de feridos para 159, segundo o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Pelo menos 11.725 famílias foram afectadas e a maioria dos deslocados estão em vários abrigos na cidade de Sentani, onde fortes chuvas chegaram a durar mais de sete horas, causando enchentes.

“O número de vítimas continua a aumentar devido à enorme extensão que foi afectada pelo desastre, disse Sutopo, em comunicado.

Uma tromba de água inundou parte da cidade de Sentani, localizada na base das montanhas Cycloop, e ao redor, e arrastou na sua passagem veículos, troncos e outros materiais que atingiram edifícios e outras estruturas.

Mais de 1.600 soldados de 23 agências governamentais e organizações civis estão a trabalhar para ajudar refugiados e a tentar aceder a áreas bloqueadas por árvores, lama e outros materiais.

Os 15 centros de refugiados estabelecidos em diferentes pontos de Sentani necessitam urgentemente de água potável, alimentos, cobertores, roupas, geradores eléctricos e serviços de assistência psicológica, entre outros, indicou Sutopo.

Inundações e deslizamentos de terra afectam a Indonésia todos os anos durante a estação chuvosa, cujo pico é entre Dezembro e Fevereiro.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS