Em Luanda

Inaugurado centro de hemodiálise no Benfica

O Presidente da República inaugurou nesta segunda-feira, um centro de hemodiálise no Distrito Urbano do Benfica, município de Talatona, em Luanda.

Inaugurado centro de hemodiálise no Benfica
D.R

A infra-estrutura conta com 70 máquinas com capacidade para atender pelo menos, 210 pacientes/dia, em três turnos rotactivos.

Prevê-se, entretanto, que a capacidade do Centro de Hemodiálise Sol possa vir a aumentar, em breve, para um total de 420 pacientes/dia.

De acordo com a especialista Maria Zelia Kieto, que trabalha na área de diálise há oito anos, o Centro de Hemodiálise Sol "vem conferir  dignidade aos pacientes, dada a sua qualidade e modernidade, desde as instalações, até aos equipamentos e ao atendimento".

Indicou que os pacientes do centro vão receber tratamento diferenciado, tendo sempre em conta a particularidade do seu estado.

Para tal, a coordenadora Carla d`'Oliveira, que trabalha em hemodiálise há 18 anos, vai coordenar uma equipa constituída por 65 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros licenciados, quatro médicos nefrologistas e 11 residentes, igual número de vigilantes.

A equipa inclui ainda cinco psicólogos e igual número de secretários clínicos, um assistente social, três nutricionistas e dois gestores administrativos.

Esta equipa de profissionais, da 13.ª unidade de tratamento da insuficiência renal no país, vai trabalhar com indivíduos, na maioria, da faixa dos 30 anos, que tenham falência dos rins.

As sessões duram até quatro horas e serão realizadas três vezes por semana, nos períodos das 6 às 11 horas, das 12 às 16 horas e das 17 às 21 horas.

Os pacientes do Centro Sol vão dispor de uma ambulância para auxiliar na transferência de doentes descompensados.

Equipado com tecnologia de ponta, é considerado um dos maiores centros de especialidade (hemodiálise) do país.

A entrada em funcionamento deste centro vem aumentar a capacidade de tratamento dos doentes renais da capital, que já é feito nos hospitais Josina Machel e do Prenda.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS