Inaugurado hoje, em Luanda

Hospital Pediátrico com centro de hemodiálise

O Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, conta, desde esta quinta-feira, com uma Unidade de Cuidados Intensivos e Hemodiálise, para atender crianças a partir da fase neo-natal.

Hospital Pediátrico com centro de hemodiálise
D.R.
Em 2018, o pediátrico internou 46 pacientes renais.

Os pacientes renais anteriormente diagnosticados no pediátrico de Luanda deixam de ser transferidos para o serviço privado do Hospital Josina Machel e para a Clínica Girassol para procederem à diálise.

O centro, inaugurado pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, deverá criar autonomia no tratamento de casos de insuficiência renal em crianças.

Para a área de hemodiálise, a instituição dispõe de três máquinas para doentes com insuficiência renal aguda, uma para doentes crónicos e, para os cuidados intensivos, comporta 14 camas de alta tecnologia.

Os pacientes renais anteriormente diagnosticados no pediátrico de Luanda deixam de ser transferidos para o serviço privado do Hospital Josina Machel e para a Clínica Girassol para as procederem às diálises.

À margem da inauguração do centro, cujo valor não foi revelado, a ministra de Estado para a Área Social apontou a malária como a principal causa de insuficiência renal em crianças e recomendou, aos pais e encarregados de educação, o reforço dos cuidados primários de saúde, como o uso de mosquiteiros com insecticidas e a melhoria no saneamento básico.

No ano passado, o Hospital David Bernardino internou 46 pacientes renais, 29 dos quais necessitavam de terapias. Dos 37 casos recebidos no primeiro semestre do corrente ano, 26 pacientes necessitavam de terapia de substituição renal e 21 de diálise peritoneal, os quais, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, devido à falta de um centro, na altura, tiveram de ser transferidos para unidades privadas.

Sílvia Lutucuta, que também esteve presente na inauguração do centro, garantiu que os profissionais “estão dotados de conhecimentos e prontos para responder à procura e prestar um atendimento humanizado e qualificado”.

O hospital pediátrico dispõe de 10 serviços de internamento, de entre os quais o serviço pediátrico, o neo-natal e os cuidados intermédios, e conta com uma capacidade de 422 camas distribuídas em três edifícios principais e quatro secundários.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS