Na Lunda-Sul

Hemoterapia reforçada com sangue

Cerca de cinco mil mililitros de sangue foram doados hoje, sexta-feira, pela Unea-Angola, na Lunda-Sul, à hemoterapia do hospital geral da região, visando o reforço do stock na unidade.

Hemoterapia reforçada com sangue
D.R

Actualmente o centro dispõe de seis mil mililitros de sangue, com uma média diária de 20 transfusões nas áreas de ortopedia e bloco operatório, sendo a pediatria e a maternidade as que mais consomem o líquido.

Na ocasião, o secretário provincial da Unea-Angola na Lunda-Sul, Carlos Tximuangue, disse que, face ao défice de sangue que as unidades sanitárias vivem, a organização decidiu juntar-se à causa, uma vez que a província não dispõe de dadores permanentes.

Garantiu que vai continuar a trabalhar na mobilização dos jovens para acções do género, com vista a fazer face à procura de sangue na hemoterapia e salvar vidas.

Por sua vez, o responsável da hemoterapia do Hospital Geral da Lunda-Sul, Paulo Mesene, agradeceu o gesto da organização, salientando que o acto vai reforçar o stock de sangue do centro.

O Hospital Geral da Lunda-Sul tem capacidade de armazenamento para 200 mil mililitros e dispõe de aparelho para detectar a presença de infecções no período de 14 dias e evitar a transfusão com sangue contaminado.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS