Previsto para 24 de Outubro

Governo realiza concurso público para Refinaria do Soyo

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos vai lançar a 24 de Outubro, um concurso público internacional de investimento privado, para a construção de uma refinaria de petróleo no município do Soyo, no Zaire.

Governo realiza concurso público para Refinaria do Soyo
D.R

O concurso internacional será realizado ao abrigo da Lei 9/16 de 16 de Junho, lei dos contratos públicos e demais legislação aplicáveis.

As apresentações técnicas ‘roadshow’ para o seu lançamento vão ser realizadas a 10 de Outubro em Luanda e a 22, no Dubai.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África Subsahriana, atrás da Nigéria, com uma produção de 1,4 milhões de barris/dia, mas importa 80 por cento de derivados de petróleo para fazer face às suas necessidades internas.

Para reduzir o défice e consequentemente as importações, no âmbito das reformas em curso no sector petrolífero, estão em cima da mesa os projectos de construção das refinarias do Lobito (Benguela), com capacidade para processar 200 mil barris/dia, e Cabinda, com capacidade de 60 mil barris/dia.

O investimento projectado para a refinaria de Cabinda está avaliado em dois mil milhões de dólares. As obras arrancam este ano e têm conclusão prevista para 2022.

Além das refinarias do Lobito e Cabinda, está em marcha o projecto de reabilitação, ampliação e modernização da antiga Refinaria de Luanda.

Com a intervenção de reabilitação e ampliação em curso nesta unidade de processamento de crude, a Refinaria de Luanda vai aumentar a produção de gasolina de 300 para mil e 200 toneladas/ano.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS