No Uíge

Governo promete regularizar subsídios dos sobas

O Governo Provincial do Uíge prometeu, nesta terça-feira, solucionar os problemas do atraso na atribuição dos subsídios às autoridades tradicionais, depois de identificar as causas.

Governo promete regularizar subsídios dos sobas
D.R
Sérgio Rescova, governador do Uíge.

A garantia foi dada pelo governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, no final de um encontro, ontem, com um grupo técnico criado recentemente para tratar da questão.

Segundo Sérgio Luther Rescova, algumas das soluções encontradas já estão a ser aplicadas, como a recente identificação dos recursos financeiros e os municípios com o maior número de sobas e regedores com atrasos dos seus subsídios.

O governador informou que está em curso o trabalho para se apurar a forma como serão entregues os subsídios aos destinatários, sem que haja perturbação no processo, porque muitos municípios não têm agências bancárias.

As autoridades tradicionais recebem os subsídios directamente através de tesoureiros, o que, segundo o governador, causa constrangimentos de segurança, tanto para os beneficiários como para os funcionários.

 “O Governo Provincial decidiu dar continuidade a um processo que já existia, que visava a bancarização dos subsídios de todos os sobas, regedores e outros”, sublinhou o governador.

Para o efeito, acrescentou, o Governo vai também encetar diligências junto dos responsáveis das agências bancárias que operam na província, a fim de estabelecerem balcões nas localidades sem estes serviços.