Fundo Global garante apoio

Governo promete melhoria no combate à sida

O programa de combate ao VIH/sida, à tuberculose e à malária poderá melhorar nos próximos tempos no âmbito da implementação do plano de desenvolvimento nacional 2018-2022. A garantia foi dada hoje, em Luanda, pela ministra de Estado para a área social, Carolina Cerqueira, durante um encontro com o presidente do Conselho do Fundo Global, Donald Kaberuka.

Governo promete melhoria no combate à sida
D.R.
Carolina Cerqueira, ministra de Estado para a área social

 

De acordo com Carolina Cerqueira, a admissão e enquadramento de mais de nove mil profissionais de saúde é uma demonstração de que o país está empenhado no desenvolvimento sector social, que tem como prioridade a saúde e a educação, reiterando que Angola é o único país da região austral que adquiriu, na totalidade, as 12 vacinas do calendário nacional que protegem 13 doenças em menores de cinco anos.

O presidente do Conselho do Fundo Global, Donald Kaberuka, destacou o empenho do Governo angolano em resolver os problemas de saúde, mediante a reabilitação e apetrechamento de unidades hospitalares.

O número um do Conselho do Fundo Global, que visitou as obras de construção de três novas naves no Hospital Sanatório de Luanda, em companhia da ministra da Saúde Sílvia Lutucuta, e do secretário de Estado para a área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, acredita que este esforço vai ajudar a reduzir a prevalência de doenças e evitar o surgimento de novas enfermidades, assim como estimular os parceiros do Governo a disponibilizar novos financiamentos.

De parceria público-privada e com a sede situada em Genebra, na Suíça, o Fundo Global, criado em Janeiro de 2002, é o maior financiador mundial de programas de luta contra o VIH/sida, tuberculose e malária.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS