Autoridades alertam para riscos de consumo

Governo investiga peixes mortos na Baia de Luanda

O Ministério da Agricultura e Pescas está a investigar as causas da morte de peixes registada nesta quarta-feira na Baía de Luanda e apelou à população para não consumir nem comercializar espécies capturadas no local.

Governo investiga peixes mortos na Baia de Luanda
D.R

Segundo um comunicado do ministério, o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) foi notificado pelo comando da Polícia Fiscal Marítima da Ilha de Luanda sobre a ocorrência de peixes mortos na quarta-feira, às 07h30.

A equipa técnica do INIPM deslocou-se ao local da ocorrência e recolheu amostras de peixes e água para tentar identificar as causas da mortandade, estimando-se que os resultados sejam conhecidos a 12 de Agosto.

O ministério apela à população para não consumir os peixes mortos e não comercializar nem consumir espécies capturadas na Baía de Luanda, enquanto não forem conhecidos os resultados.

Salienta ainda, no comunicado, que considerando o histórico, de Maio a Setembro existe uma alta probabilidade de ocorrência de florescimento de microalgas "podendo muitas das espécies serem produtoras de biotoxinas, com impacto para o ecossistema e saúde humana". 

 

Outros artigos do autor