Moxico

Falta de técnicos trava serviços na maternidade

Os serviços de mamografia, raio X, cuidados intensivos e neonatalogia da maternidade do Moxico, inaugurados em 2015, encontram-se paralisados por falta de especialistas, informou, quarta-feira, a directora da unidade hospitalar, Irondina Júlio.

Falta de técnicos trava serviços na maternidade
D.R.
maternidade provincial do Moxico

A unidade hospitalar conta com oito médicos e necessita de 21 técnicos especializados, entre médicos e enfermeiros para o arranque das secções paralisadas.

Segundo a responsável, em declarações à Angop, as referidas áreas estão equipadas com tecnologia de última geração, necessitando apenas de recursos humanos para o seu manuseamento.

A também médica ginecologista obstetra informou que a unidade hospitalar, que conta actualmente com oito médicos, necessita de 21 técnicos especializados, entre médicos e enfermeiros para o arranque das secções paralisadas.

Com 130 camas para internamento, a maternidade atende, diariamente, em consultas pré–natais uma média de 80 a 100 gestantes e, no banco de urgência, 40 a 50 pacientes.

A malária, gestação utópica, ameaças de abortos, quistos e miomas uterinos são as patologias mais frequentes entre as pacientes gestantes e não gestantes.

Já o Centro Regional Leste de Reabilitação Física debate–se com problemas de energia eléctrica e material gastável, informou o director da instituição, Nilton Baio.

Explicou que, por falta de energia, o centro reduziu a capacidade de atendimento diário de 20 pacientes em ortoprotesia para 16 e a produção das próteses de 16 para quatro, por insuficiência de equipamento técnico.

O responsável lamentou, também, a falta de um espaço para a acomodação dos pacientes provenientes da Lunda-Sul e Lunda-Norte, o que retira o carácter de um centro regional, avançando que, desde a reinauguração, há três meses, o centro regista muita procura de pacientes do Bié, Lundas Sul e Norte.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS