BANCOS NO NAMIBE

Falta de celeridade atrasa financiamentos

A falta de celeridade dos bancos tem provocado atraso no financiamento de projectos empresariais, nos diferentes ramos de actividade económica.

Falta de celeridade atrasa financiamentos
D.R.

'É preciso que haja maturidade institucional da banca, pois é um processo que vamos continuar a interagir com o Banco Central, para aceleração de projectos que aguardam por financiamento',

O facto foi admitido, nesta quinta-feira, no Namibe pelo secretario de Estado da Economia, Mário Caetano João, num encontro com a classe empresarial e gestores bancários locais.

Disse que esta inercia tem criado constrangimentos aos pequenos empreendedores, que pretendem alavancar a economia.

Diz ser necessário que a banca perceba o negócio do empresário, procurando  fazer com que este seja financiado.

“É preciso que haja maturidade institucional da banca, pois é um processo que vamos continuar a interagir com o Banco Central, para aceleração de projectos que aguardam por financiamento”, insistiu.

No encontro foram levantadas questões relacionadas com a falta de financiamento, taxas de juros altas, melhoria das vias de acesso para escoamento dos produtos do campo, falhas do sistema de energia eléctrica e formação.

O secretário de Estado disse que os problemas são de âmbito nacional e muitos já estão a ser acautelados, como a componente formativa em parceria com o Inapem, onde associações e cooperativas estão a receber conteúdos para melhorar a gestão do seu negócio.

Em relação ao escoamento dos produtos dos campos, disse estar em curso um trabalho  para a disponibilização de verbas aos  operadores de transportes que possam abrir outras frotas para transportação de produtos do campo.

Mário Caetano João afirmou ainda que o país está a chegar numa fase em que será necessário, não só pensar no escoamento dos produtos do campo, mas sim, na sua transformação.

Reconheceu haver elevadas taxas de juros aplicadas pela Administração Geral Tributária (AGT) em alguns produtos, prejudicando os principiantes no empreendedorismo.