Analista que expôs os EUA

Edward Snowden pede asilo a Macron

O analista de sistemas informáticos Edward Snowden, que publicou documentos confidenciais sobre o programa de vigilância dos Estados Unidos e foi acusado de espionagem, pediu ao presidente francês, Emmanuel Macron, que lhe conceda asilo, noticiou a Lusa.

Edward Snowden pede asilo a Macron
D.R.

Edward Snowden revelou, em 2013, a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet.

Snowden, que agora vive na Rússia para evitar ser processado nos Estados Unidos, sublinhou, numa entrevista esta segunda-feira na rádio France Inter, que “proteger quem faz denúncias não é um acto hostil” e disse que se considerava no direito de obter protecção de França.

O analista já tinha pedido asilo a França, solicitação feita em 2013 ao antecessor de Macron, François Hollande, mas sem sucesso. A presidência francesa ainda não comentou as declarações feitas na rádio.

O lançamento das memórias de Edward Snowden será feito na terça-feira simultaneamente em 20 países, segundo o seu editor francês. A obra original intitulada 'Permanent record', totalmente escrita por Snowden, será publicada pela Metropolitan books (Macmillan) nos Estados Unidos. Em França, o livro vai chamar-se “Mémoire Vive” e será publicado pela Editions du Seuil. 

Edward Snowden revelou, em 2013, a existência de um sistema de vigilância mundial de comunicações e de internet, tendo sido acusado pelos Estados Unidos de espionagem e apropriação de segredos do Estado.

O realizador norte-americano Oliver Stone dirigiu um filme em 2016 sobre a sua vida, com Joseph Gordon-Levitt no papel de protagonista, e Snowden também surge em 'Citizenfour', o premiado documentário de Laura Poitras.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS